Sinopse
1894 D.V. (Depois do Vapor), um faxineiro incomum embarca no que seria um navio pirata e zarpa rumo ao desconhecido. O destino? Ao longo de muitas aventuras, os piratas Constantino e Dante levam Lúcifer por histórias inacreditáveis, para assim achar um tesouro escondido.
Sobre o projeto
O projeto da Malagueta Cia de Teatro consiste na montagem do espetáculo teatral Piratas da Ilha Bikini no Teatro Sérgio Mamberti, em São José dos Campos, com planos de estreia para o dia 04 de outubro de 2024.
O espetáculo tem como preço de bilheteria R$70 a inteira, e R$35 a meia, com a proposta de meia solidária (1 quilo de alimento não perecível e pagamento de meia entrada também). A meta da arrecadação de alimentos é ajudar pessoas da região em situação de vulnerabilidade social.
Piratas da Ilha Bikini é uma peça autoral brasileira que traz uma reflexão sobre o lembrar da vida e o esquecimento da morte, durante uma narrativa divertida de piratas no meio do mar. Com a expectativa de público para mais de 2 mil pessoas diretamente e milhares de outras indiretamente a partir das divulgações, a intenção é atingir todas as pessoas, a partir dos 14 anos de idade, pois a Cia Malagueta não tem distinção de classe social, raça, credo nem nada do gênero, nossa missão é entregar entretenimento de qualidade para todos.
Sobre o espetáculo
O texto retrata a vida de Lúcifer, um faxineiro que decide entrar em um navio para trabalhar, e descobre que na verdade entrou para um bando pirata, com o capitão Constantino e o Marujo Dante, o roteiro se aprofunda entre o passado dos três e o presente, com somente um objetivo, achar um tesouro escondido.
A obra possui o paralelismo em apresentar uma pesquisa profunda sobre a vida marítima e a estética Steampunk (estilo artístico que traz a Era Vitoriana do século XIX para os dias atuais, onde a tecnologia a vapor é o motor do mundo). A partir disso, a história criada pelo elenco entra na psique humana por meio de seus personagens e traz a consultoria de um profissional psiquiatra com o intuito de deixar mais verossímil possível o enredo.
Com o intuito de gerar um menor impacto ambiental, partes do cenário serão feitas com madeira de reflorestamento e reutlização de outros materiais para compor a cenografia.
Conduzido pela direção de Samuel Dejac, Piratas da Ilha Bikini traz a valorização do entretenimento de qualidade, além da reflexão. Um público que se diverte, é um público que volta ao teatro. E assim, a linguagem Commedia Dell’Art (gênero teatral que surgiu na Itália no século XV, sendo o princípio da comédia que consumimos hoje) é explorada a fundo pelos atores como forma de inspiração e base corporal.
A peça tem duração de 1h, contando com 3 atores, além da equipe técnica (produção, figurino, montagem, luz e som). O texto é de autoria do elenco formado por Christopher Fernandes, Rodrigo Piñero e Samuel Dejac, atores experientes com várias peças teatrais no currículo, e ainda conta com músicas criadas especialmente para o espetáculo pelo diretor musical Victor Urso.
Piratas da Ilha Bikini é a primeira produção independente da Cia Malagueta que prioriza a qualidade com rigor técnico e a criatividade com inspiração no gênero fantástico e na cultura pop. Esse imaginário é uma paixão compartilhada por toda equipe, bem como o desejo em trazer novas perspectivas a partir de estereótipos.
Quem imaginaria barcos movidos a engrenagens, um capitão completamente maluco, ou um protagonista adulto e bobo que brinca diante dos perigos da vida em um navio pirata?
Elenco:
- Cristopher Fernandes
- Rodrigo Piñero
- Samuel deJac
Equipe:
- Amanda Gregório - Figurinista
- Márcia Borges - Preparadora Corporal
- Victor Urso - Preparador Vocal
- Karina Urban - Produtora Executiva
- Estela de Ávila - Produtora e Comunicadora
Patrocinadores Parceiros:
- Toca do Urso
- Teatro Sérgio Mamberti